segunda-feira, 6 de junho de 2011

Taxonomia de Tecnologias



Quando falamos sobre a tecnologia é igual a falamos sobre mundo inteiro, por causa de muito amplo do seu conteúdo e muitas variedades das suas ferramentas. E também porque o desenvolvimento da tecnologia é muito avançado e rápido. Então precisamos de classificar estas tecnologias para facilita-nos de perceber melhor e evitar a falsa de percepção.
Precisamos muitos tempos e muitos atentos para fazer uma classificação das tecnologias, não é nada fácil …. Como arrumar a casa, precisamos dividir por tipo, característica ou função da tecnologia.
No início de trabalho, enfrentamos alguns problemas nomeadamente: o critério de classificação, os livros e os artigos de apoio e como podemos fazer uma esquema de colaborar todas as nossas classificações 

Depois de ler alguns livros, artigos e dissertação, temos uma dúvida por causa de classificação, porque de cada autor tem a sua classificação própria e não encontramos uma classificação comum da tecnologia. Pensamos de colaborar todos os critérios dos autores, mas é impossível. Um dia das nossas aulas, levantamos esta questão e ficamos contente por saber de não é possível arrumar todas as classificações dos autores, precisamos de pegar num autor só e desenvolver esta classificação com nosso pensamento e nossa pesquisa.

Tentamos fazer a taxonomia de tecnologias, como: tecnologias não informáticas que baseando no pensamento do Cloutier (1975), tecnologia não digitais, tecnologias informáticas e tecnologias digitais.

Começamos fazer dois “caixas”, uma das tecnologias digitais que baseando no código binário e uma das tecnologias não digitais. Quando encontramos uma ferramenta, em seguida, colocamos numa caixa baseando com a sua característica. Por exemplo o jornal, nos colocamos na caixa não digitais e o computador na caixa digitais.

A seguir, trabalhamos em caixa da tecnologia não digitais e classificamos nas duas partes, tecnologia informática e não informática. Por exemplo o jornal, nos colocamos na parte informática, então o jornal é a tecnologia informática e não digitais. Colocamos o ábaco na parte não informática, então o ábaco é a tecnologia não informática e não digitais.

Nosso trabalho ainda não chegar no fim…..

Enfrentamos uma questão na classificação da tecnologia não informática, encontramos algumas tecnologias que estão presente em mais do que uma categoria.

Sem comentários:

Enviar um comentário