segunda-feira, 6 de junho de 2011

WebQuest




Começamos fazer este trabalho pelo pesquisar muitos exemplos de WebQuest na internet. “Fantástica! “ é a primeira palavra que sair da minha boca quando estávamos encontrar primeiro exemplo. Tinha mais interesse depois de encontrar outro exemplo. A WebQuest é como uma descrição ideal de aprendizagem moderna onde os alunos procuram e construíram o próprio conhecimento, não só dependem da explicação dos professores. Pela WebQuest os alunos podem desenvolver a capacidade de analisar os problemas onde coloca nas tarefas, procurar as informações pelos sites identificadas, fazer colaboração e trocam informação ou ideia com suas colegas e também com o professor.

Então, como construir uma WebQuest interessante? O que é precisa colocar numa WebQuest?

Eu e a Rita decidimos a “Funções” como nosso tema e fazemos nossa WebQuest como um tesouro que tem corrente entre as suas tarefas. Começamos do sob tema “Sequencia e Regularidade” , conceito de “Coordenada de Cartesiano” e acabamos no conceito de “Função”. Nosso trabalho inclui no tipo da WebQues longa duração e distribui-se em 7 aulas.
Discutimos pelos muitos tempos sobre as tarefas de cada sob tema, muitas vezes trocamos as tarefas por causa de queremos colocar as tarefas interessante. E ao mesmo tempo, procuramos um programa para construir a Webquest. 

Aparecer novo problema depois de encontrar o programa, como podemos aplicar este programa? Felizmente, um dos colegas da Rita sabe este programa e ajuda-nos a explicar como utilizar este programa.

O nosso WebQuest construir pelos 5 partes: Introdução, Tarefas, Recursos/Processos, Avaliação e Conclusão. 

Utilizamos várias tecnologias para apoiar o nosso trabalho, nomeadamente, um site de Social Bookmarking onde facilita os alunos trocam ideias ou informações entre si e também com professor; um fórum de discussão; um email onde podem enviar duvidas que serão respondidos pelo professor; um Blog para publicar os trabalhos dos alunos.

Utilizamos também programa de Geogebra, Microsoft Office Excel, programa do quadro interactivo ActivInspire e muitas applets para reforça o nosso trabalho.

Os tempos durante fazemos nosso trabalho são momentos interessantes, porque sempre encontramos novos conhecimentos e queremos fazer nosso trabalho mais interessante pela historia das tarefas.


O trabalho interessante é um comprimido do corpo cansado. 
Sempre temos espírito durante fazer este trabalho.

Bibliografia:

·Costa, Fernando Albuquerque; Carvalho, Ana Amélia Amorim (2006). WebQuests: Oportunidades para alunos e Professores. Actas do Encontro sobre WebQuests. Braga: CIEd.
· Damas, Maria Manuel Monteiro (2006). Desenvolvimento da escrita criativa através de WebQuests no 1º CEB. Dissertação de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro.
·   Pereira, Ana Rita da Fonseca (2010). WebQuests e Blogues na formação de adultos centrada em padrões matemáticos. Dissertação de Mestrado. Aveiro: Universidade de Aveiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário