Quando a tecnologia informática é a tecnologia tratada a informação por meios automáticos e através do computador então a tecnologia não informática é a tecnologia que trata a informação por meios manuais e sem utilização de computador, ou podemos dizer que a tecnologia que mais tradicional.
Para desenvolver esta tecnologia, pegamos no livro de Cloutier.
Cloutier, Jean (1975). A Era de EMEREC ou a comunicação áudio-scripto-visual na hora dos self-media (2ª edição). Lisboa: Instituto de Tecnologia Educativa.
Cloutier, Jean (1975). A Era de EMEREC ou a comunicação áudio-scripto-visual na hora dos self-media (2ª edição). Lisboa: Instituto de Tecnologia Educativa.
Este livro é um livro interessante com linguagem simples e ilustrada por alguns desenhos caricatura de Emerc. Não tinha muito problema de percebia a linguagem de Cloutier, mas precisava muito tempo e paciência de ler este livro porque para me este livro é como um livro da historia.
Baseando na classificação do Cloutier, temos:
· Tecnologia visual – a fotografia, cartaz, diapositivo, retroprojecção, episcopia, ábaco e jogos;
· Tecnologia áudio – audiografia, rádio e telemóvel de primeira geração;
· Tecnologia scripto – livro, jornal, revista, enciclopédia e jogos;
Relativamente os livros, jornais, revistas e enciclopédia, baseando na classificação de Cloutier, classificado na tecnologia scripto, mas actualmente estas tecnologias tem imagens na capa ou esquema que ajudam melhor compreender, então colocamos na nova categoria é scriptovisual.
Ainda temos outras tecnologias com mesma preocupações:
· Tecnologia audiovisual – televisão, cinema e vídeo;
· Tecnologia scriptovisual – livro, jornal, revista, enciclopédia, cartaz, episcopia, retroprojecção, diapositivo, quadro tradicional, régua de cálculo, calculadoras de bolso, calculadoras financeiras e jogos;
· Tecnologia áudio-scripto-visual – diaporama, televisão, vídeo e cinema;
· Tecnologia scripto + visual – nesta categoria não considerámos nenhuma tecnologia;
· Tecnologia áudio + scripto – telemóvel de segunda geração e jogos;
· Tecnologia áudio + visual – retroprojecção, episcopia e jogos;
· Tecnologia audiovisual + scripto – televisão, cinema e vídeo;
· Tecnologia scriptovisual + áudio – episcopia, retroprojecção, quadro tradicional e jogos;
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